Conciliação Cartão
Sobre
A conciliação de cartão serve para que tenha um melhor controle sobre os recebíveis existentes junto as operadoras de cartão. Visando esse controle, o Automatiza dispõe essa ferramenta com uma maneira fácil e ágil de utilização, para que você possa conciliar várias contas a receber de uma única vez.
Para que seja possível efetuar essa conciliação o usuário deverá possuir acesso aos extratos fornecidos pela operadora de cartão, caso haja mais de uma operadora necessário ter acesso no sistema de cada uma para retirar os extratos, os extratos devem ser exportados no formato CSV.
Como Habilitar
Para utilizar a ferramenta de Conciliar cartão é necessário que um usuário com permissão adicione o privilégio ao(s) funcionário(s), pelo caminho:
Cadastro 🠊 Empresa 🠊 Funcionário 🠊 Funcionário
Selecione ou cadastre o funcionário que irá realizar o balanço habilite a operação na aba Privilégios:
Privilégios 🠊 Financeiro 🠊 Contas a receber 🠊 Conciliar cartão com divergências
Utilização
Atualmente no Automatiza existem duas maneira de realizar a conciliação de cartão:
Na tela Financeiro 🠊 Contas a receber 🠊 Realizar acerto no canto inferior esquerdo, selecione a aba Conciliar cartão
Ao selecionar, irá aparecer um novo menu, onde deve selecionar a operadora de cartão no campo Operadora, ou importar um layout previamente criado clicando em Importar.
Após isso, será apresentado na tela as vendas de acordo com os filtros, ou a importação realizada. Para realizar a conciliação, selecione os checkbox das vendas, e clique em Conciliar Selecionados. Também existe a opção de conciliar uma venda manualmente ao selecioná-la(s) pelo checkbox e clicar na opção Marcar selecionados como conciliado.
Ao clicar em Conciliar Selecionados, irá aparecer uma nova tela onde deve selecionar a filial correspondente às transações (dê um clique duplo na filial desejada).
Feito isso, irá aparecer a tela para efetivar a conciliação. Para isso, informe a conta caixa e a data correspondentes ao recebimento e clique em Efetivar Conciliação.
infoNessa tela irá aparecer as informações das vendas, mudando a cor de fundo de acordo com a situação delas, demonstradas no campo Legenda.
A outra forma de efetuar conciliações de cartão é utilizando a ferramenta do gerenciador financeiro, localizado em:
Financeiro 🠊 Gerenciador Financeiro
O primeiro passo é fazer a importação do extrato bancário em ofx para dentro do sistema, e clicar em Conciliar, onde irá aparecer uma tela para selecionar qual versão da tela de conciliação, irá realizar.
Existem dois meios de visualização da tela. A versão 2.0 é a mais atual e a mais utilizada, que será utilizada para essa exemplificação.
Preencha com os filtros de conta caixa, filial e data que deseja fazer a conciliação e clique em buscar, para que carregue as informações contidas no extrato importado. Para efetuar a conciliação, clique em Conta receber e selecione o layout da operadora que será feito a importação do arquivo, clique em importar e localize onde o arquivo está salvo, selecionando-o e clicando em abrir.
Após feito isso, preencher com os filtros desejados.
Nesse caso se fossemos efetuar uma conciliação da bandeira Mastercard crédito, da data 01/11 a 17/11, selecione as contas a receber que correspondem ao valor que aparece em vermelho logo acima, ou seja o valor que está no extrato do banco e clicar em conciliar selecionados.
Após feito este passo, preencha os dados com a data do recebimento e clique em Efetivar conciliação.