Controle de posse de turno
Sobre
O controle de posse de turno, é um comprovante que é impresso junto aos comprovantes originados de uma conta a receber por uma operação financeira de venda, recebimento não fiscal e recebimento na quitação de contas. O propósito do controle de turno é facilitar a contagem dos valores registrados no sistema em uma movimentação financeira no fechamento do turno e, também, auxiliar no processo de auditoria do turno fechado registrando possíveis faltas que podem ocorrem no processo.
Sendo assim, o objetivo principal da ferramenta é auxiliar o atendente de caixa no fechamento do turno e auxiliar o auditor do turno na identificação de possíveis faltas que venham a ocorrer no fechamento do turno do atendente realizando a correspondência da conta a receber gerada para o controle de posse e detalhando a justificativa por tal falta de conferência do comprovante de controle de posse ao realizar o fechamento do turno.
Como Habilitar
Para utilizar da funcionalidade de controle de posse de turno, o sistema deverá está configurado com os seguintes pré-requisitos: Deverá informar o cliente no cadastro do funcionário. No Cadastro do Funcionário (caminho: Cadastro 🠊 Empresa 🠊 Funcionário 🠊 Funcionário) foi adicionado um campo dentro de Privilégios 🠊 PDV 2.0 🠊 Turno o campo para que seja informado o funcionário.
Realize um cadastro de uma condição de pagamento do tipo convênio e incluir os clientes que foram vinculados à cada funcionário que realizará o atendimento ao público.
Vinculação do cliente como integrante:
Após realizar os cadastros e vinculação dos integrantes no convênio que receberá as faltas de turno, deverá ser habilitado o controle de posse no Cadastro de Filial na aba Informações Complementares informando o convênio que receberá as faltas de turno.
Utilização
- Com todos os passos anteriores configurados, o sistema irá solicitar a conferência dos valores do turno, se iniciado após a habilitação do parâmetro, para as condições de pagamento Cartão, Cheque, Nota à Prazo, Convênio e Boleto por meio de bipagem de código de barras.
Fluxo de emissão do controle de posse:
Ao iniciar um novo turno com o parâmetro da filial de controle de posse habilitado, o sistema irá emitir um comprovante junto à emissão dos comprovantes de venda que geram conta a receber para o estabelecimento.
Será gerado um comprovante por forma de pagamento informado na venda, recebimento ou mesmo operação de recebimento não fiscal. Ao emitir o comprovante de controle de posse, o atendente de caixa deverá guarda-lo para a realização da conferência por bipagem ao efetuar o fechamento do turno.
Os comprovantes de controle de posse, serão emitidos para as condições de pagamento diferentes de Dinheiro.
Para as vendas do tipo Tele-Entrega e formas de pagamento Cheque e Cartão, o comprovante de controle de posse é gerado no retorno.
Para as formas de pagamento Convênio e Nota a Prazo é gerado o controle de posse junto com o comprovante demonstrativo da cobrança (Nota a prazo e convênio), porém, o turno salvo no registro de controle de posse não é definido e será atribuído no retorno da tele-entrega.
Na situação em que o atendente de caixa cancele a tele-entrega, esse controle é cancelado junto com a operação.
Fluxo de conferência do controle de posse no fechamento do turno
Ao iniciar o fechamento de turno no sistema, será listado todos os controles de posses registrados no sistema que está vinculado ao turno que está sendo fechado.
Clique no campo de código de barras para conferência do controle de posse, o sistema irá localizar o controle na base de dados com o código de barras lido pelo leitor e irá identificar a forma de pagamento, somando o total separadamente e marcando o controle com um circulo verde.
Após bipar todos os comprovantes, o usuário confirmará o fechamento do turno. Ao confirmar o fechamento, o sistema irá analisar qual controle está pendente de conferência e irá solicitar ao atendente que informe uma justificativa para a falta de conferência do controle de posse.
Para informar a justificativa, o atendente deverá clicar duas vezes sobre o registro listado. Ao clicar, o sistema irá solicitar o preenchimento da informação requerida.
Ao informar e pressionar Enter, será salva no registro de controle permanentemente podendo ser alterada realizando os passos anteriores.
Quando justificado e informado todos os valores exigidos, o turno será confirmado com sucesso e realizará a impressão do comprovante de fechamento de turno.
Fluxo de conferência da Auditoria de turno:
Na conclusão do fechamento do turno pelo atendente, será iniciado a auditoria desse turno fechado. O usuário responsável, ao iniciar a auditoria, irá visualizar em tela na aba de contas a receber, uma nova coluna com um símbolo verde ou vermelho indicando a situação da conferência do controle de posse do turno.
Caso exista um controle de posse que possua o símbolo vermelho indicando a falta de conferência no fechamento, o auditor do turno poderá verificar a justificativa do controle informada pelo atendente no fechamento do turno por meio da coluna de observação do controle de posse.
Após verificar os valores de turno e confirmar a auditoria, o sistema irá validar se as configurações de controle de posse do turno estão corretas (vinculo do funcionário do atendimento com o cliente como integrante do convenio cadastrado para o controle de posse descrito nos pré-requisitos). Se validado os parâmetros e existir falta da auditoria do turno fechado, o sistema irá utilizar o convênio configurado no cadastro da filial para gerar uma conta a receber com os valores das faltas de turno do funcionário considerando os parâmetros de fechamento. Para exemplificar o processo, foi feito cancelamento de uma conta a receber para gerar a falta na auditoria.
Ao confirmar todos os valores de auditoria, o sistema irá lançar um registro de conta a receber em nome do convenio configurado.