Balanço Compulsório
Sobre
O Balanço Compulsório tem como objetivo identificar os furos de estoque no momento em que ele acontece, sendo uma ferramenta de uso diário para que os funcionários façam a contagem dos itens e o gestor ou gerente faça uma analise desses balanços que estão sendo finalizados diariamente.
No Automatiza é trabalhado dois tipos de balanço, o Balanço Confronto e o Balanço Compulsório, sendo que os dois jamais podem ser trabalhados simultaneamente, ou é aberto um balanço compulsório ou é aberto um balanço confronto. Cada funcionário abre um balanço compulsório e está responsável pela contagem dos itens dentro do mesmo.
Como habilitar
Para habilitar a ferramenta dentro do sistema é preciso inicialmente habilitar o parâmetro.
Funções Operacionais 🠊 Parâmetros do sistema 🠊 Parâmetros Local 🠊 Geral
Após habilitado, deve-se configurar quem são os funcionários responsáveis por realizar a contagem, para isso é preciso atribuir o privilegio para o gestor e/ou o funcionário que irá ficar responsável por analisar e auditar os balanços realizados.
O privilégio está no cadastro de Funcionário Cadastro 🠊 Empresa 🠊 Funcionário 🠊 Funcionário
Dentro de Privilégios 🠊 Estoque 🠊 Balanço
Utilização
Inicialmente para utilizar o Balanço Compulsório, deve-se configurá-lo pelo seguinte caminho:
Estoque 🠊 Balanço 🠊 Configurar Balanço Compulsório
Ao abrir a tela, informe qual funcionário irá realizar o Balanço ao clicar no checkbox Habilitado, e inserir a quantidade mínima de produtos que o funcionário deverá contar durante o seu turno no campo Quantidade Contar
- Os funcionários podem contar uma quantidade maior de itens.
- O sistema irá entender que um funcionário esteve presente para trabalhar a partir do momento em que ele realiza o Login no Automatiza.
Após configurado, quem for habilitado para realizar o Balanço Compulsório deverá realizar a contagem mínima, previamente definida, de produtos na loja. Assim que finalizar a contagem, clique em Finalizar Balanço.
Caminho: Estoque 🠊 Balanço 🠊 Balanço Compulsório
Caso o funcionário esqueça ou não realize a contagem dos itens, nó próximo dia ao logar no automatiza é apresentado uma mensagem o obrigando a realizar o balanço, e caso não seja realizado, um responsável terá que liberar o acesso, ou o funcionário será direcionado a tela de login novamente.
Se o funcionário bloqueado tentar realizar a venda a partir de outro usuário, o sistema irá apresentar uma mensagem impossibilitando a ação.
Para impedir o bloqueio do sistema, um responsável (com privilegio de autorização) deve atribuir um privilégio que possibilite o funcionário de não realizar o balanço compulsório, localizado no Cadastro de Funcionário, em Privilégios 🠊 Autorizações.