Pular para o conteúdo principal

Dotação Orçamentária Automática

Como Habilitar

  • Para habilitar a dotação automática, ative-a nos Parametros do sistema, pelo seguinte caminho: Funções operacionais 🠊 Parâmetros do sistema. Na aba Parametros Central - REDE 🠊 Compras localize e habilite o Checkbox Ativar doração de compra automática.

  • Para utilizar a ferramenta, é necessário que um usuário com permissão adicione o privilégio ao(s) funcionário(s), pelo caminho: Cadastro 🠊 Empresa 🠊 Funcionário 🠊 Funcionário

    Selecione ou cadastre o funcionário que irá ter acesso a ferramenta e habilite a operação na aba Privilégios:

Privilégios 🠊 Funções Operacionais 🠊 Comercial 🠊 Dotação orçamentária

Utilização

  • Para utilizar e configurar a dotação orçamentária automática, siga o caminho dentro do sistema: Funções operacionais 🠊 Comercial 🠊 Regras de negócio 🠊 Dotação orçamentária

  • Inicialmente, localize a filial que deseja realizar a configuração, preencha com o mês de referência e clique em Filtrar.
  • Dentro do campo Grupo principal é possível adicionar o grupo para realizar a dotação, sendo possível neste momento, somente adicionar um grupo principal novo.
  • O cálculo da dotação se baseia na Dotação já realizada, subtraída pelo pedido de compras da classificação de produto em questão, identificado por Pedido, subtraído também aos pedidos já concluídos desta mesma classificação, identificado pelo campo Realizado, apresentando o que ainda resta da sua dotação apresentado pelo campo Saldo.
Informação

O cálculo dessa dotação é calculado conforme o que foi configurado nos produtos/classificações anteriormente. Como configurar a dotação destes itens está explicado no menu Dotação orçamentária Manual

Vídeo

  • Segue o vídeo em prática para melhor compreensão: