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Automatiza Mobile

Sobre

O Automatiza Mobile foi redesenhado para transformar as funções operacionais já existentes em processos mais ágeis e práticos, além de contemplar uma nova forma de visualização e flexibilidade de implementação de novas ideias e novas soluções. O Automatiza Mobile é disponibilizado para Smartphones, Android e IOS, sendo compatível com as mais recentes versões dos Sistemas Operacionais, e também algumas das versões mais antigas.

info

Compatibilidade com Android: Android 5.0 – Lollipop (API 21), ou superior.
Compatibilidade com IOS: A versão IOS ainda em desenvolvimento.

Informação

O Aplicativo comunica via Rede Local com o Serviço API Automatiza Mobile que é instalado no Servidor da Farmácia (mesmo servidor do Automatiza Retaguarda).
Como a comunicação é feita em rede local, obrigatoriamente o Smartphone deve estar conectado à mesma rede que o Servidor, via Wi-Fi.

Serviço API Automatiza Mobile

O que é?

O serviço API Automatiza Mobile é instalado como um Serviço do Windows, e sua principal funcionalidade é intermediar a comunicação entre o aplicativo Automatiza Mobile e o Banco de Dados do servidor, permitindo a transferência dos dados de forma segura e protegida.

Instalando o serviço API Automatiza Mobile

A instalação do serviço também teve seu processo planejado para ser o mais prático possível, desta forma, construímos um instalador executável.

Primeiramente é necessário adquirir o instalador do executável, disponibilizado pela Automatiza, localizado na base interna pelo caminho:

\10.10.10.170\Servidor de Arquivos\9-Atualizacao\Serviços Atualizados\Serviço_API_AutomatizaMobile

Com o instalador, clique duas vezes sobre o executável, dando início ao processo de instalação.

O instalador não vai solicitar nenhuma informação de entrada (“Aceitar”, “Continuar”, “Próximo”, “Finalizar”). O processo de instalação pode levar alguns segundos.

Após a finalização do instalador, vamos verificar se obteve sucesso em instalar e iniciar o serviço.

Acesso a tela de Serviços do Windows
  • Pressione Windows + R para abrir o Quadro de Diálogo do Executar

  • Digite services.msc, depois pressione Enter ou clique em OK

    Procure pelo nome do Serviço e valide se está Em Execução, como abaixo:

    Caso não tenha obtido sucesso, desinstale o serviço e refaça o processo de instalação.

Com o serviço em execução, vamos fazer um teste de comunicação:

  • Abra o navegador de Internet no próprio servidor, e acesse: http://localhost:1253

  • Devemos ter o resultado a seguir:

  • Caso não tenha o resultado acima, verifique se o serviço está em execução. Caso negativo, inicie e valide novamente. Caso não iniciar, refaça o processo de instalação.

Agora que temos o serviço API Online, podemos partir para o Aplicativo Automatiza Mobile.

Instalando o Aplicativo Automatiza Mobile

Android

A versão Android do aplicativo é disponibilizada no Google Play Store. Pesquiser por "Automatiza Mobile" na PlayStore.

IOS (IPhone)

A versão IOS ainda está em desenvolvimento.

Primeiros Passos

Configurando a comunicação com a API

Ao abrir o aplicativo pela primeira vez, teremos uma mensagem informando que ainda não foi configurado os parâmetros de comunicação com o Servidor:

Ou seja, para continuar, precisamos configurar a comunicação com o serviço API Automatiza Mobile, que foi instalado anteriormente no Servidor. Então clique em “OK, Prosseguir”.

Na sequência, navegaremos à tela de Configurações:

Logo na parte superior da tela, teremos os seguintes campos:

  • IP Servidor: Aqui, colocaremos o endereço de IP Local (ou nome do computador), do Servidor, onde foi instalado o serviço API Automatiza Mobile.

  • Porta: E aqui, vamos digitar a Porta para comunicação, que por padrão é 1253.

    Após preenchermos os dados de comunicação, poderemos apertar no botão Testar Conexão logo abaixo, que realizará um teste rápido de conexão.

  • Caso sucesso, teremos o resultado a seguir:

    Com o sucesso no Teste de Conexão, agora podemos clicar no botão Salvar, na parte inferior da mesma tela, que salvará os dados de comunicação na memória interna do dispositivo, nos permitindo acessar o aplicativo sem ter a necessidade de configurar os dados de comunicação novamente.

Observação

Poderemos alterar os dados sempre que necessário, clicando no botão Configurações, na tela de Login.

As Telas do Aplicativo

Tela de Login

Após finalizarmos a configuração de comunicação, nos depararemos novamente com a tela de Login, onde vamos inserir os nossos dados de usuário e senha (mesmos do Automatiza Retaguarda).

Aqui, nós vamos inserir os dados de entrada, Usuário e Senha, logo nos campos destacados. Caso desejar não ter que repetir o processo de Login novamente, você pode selecionar a opção “Continuar conectado?”.

Com os dados preenchidos, vamos apertar no botão Login.

Tela Principal

A tela Principal foi simplificada para aumentar a praticidade de operação e também torná-la mais flexível para novas implementações.

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Logo na parte superior esquerdo da tela, temos um botão que abre o Menu Flutuante.

Na parte inferior da tela, temos os Botões de Acesso, que nos permitem acessar as outras telas do aplicativo. Observação: Os Botões de Acesso possuem o mesmo sistema de privilégios do Automatiza Retaguarda, ou seja, os botões ficam disponíveis apenas se o funcionário/usuário possuir o respectivo privilégio permitido.

O menu Flutuante é um menu que permite a visualização de informações do Usuário e também do Estabelecimento.

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Também temos os Botões de Configurações e Encerrar Sessão na parte inferior do Menu Flutuante.

Configurações: O botão de Configurações nos dá acesso à tela de Configurações do Aplicativo, onde podemos configurar os parâmetros e salvá-los. Encerrar Sessão: O botão de Encerrar Sessão, finaliza a sessão atual e retorna a tela de Login.

Tela de Balanço Confronto

Para acessar a tela de Balanço, vamos apertar no Botão de Acesso, na tela Principal.

A Tela de Balanço Confronto é disponível a partir de Privilégio, caso não tenha privilégio de balanço, o botão não estará disponível na tela Principal.

Caso a farmácia tenha um balanço confronto aberto, poderemos registrar nele. A tela de Balanço também foi simplificada para tornar o processo mais orgânico e prático.

info
  1. Na parte superior, temos o campo com as Informações do Balanço: o Código, data e hora do início do balanço, e o usuário que criou.
  2. Na parte central temos a Grid de Contagem, onde serão listados todos os nossos registros de contagem com as suas respectivas informações.
  3. Na parte inferior, temos os Botões de Ação, inclusive o Botão de Atualizar, que sincroniza as contagens e atualiza a Grid com os registros atualizados.
  4. Ainda na parte inferior, também temos o botão de Adicionar.

Ao pressionar o botão Adicionar, vamos nos deparar com um Popup de seleção, onde poderemos escolher qual a opção de Pesquisa de Mercadorias:

Leitor Código de Barras: Escolhendo essa opção, navegaremos à Tela de Scanner de Código de Barras. Nome ou Código Interno: Escolhendo essa opção, navegaremos à Tela de Pesquisa por Código ou Nome.

Tela de Scanner de Código de Barras

Ao acessar a tela de Scanner pela primeira vez, no Android, vamos nos deparar com a necessidade de aceitar a permissão de uso da Câmera.

Para usar a função de Scanner, obrigatoriamente precisamos conceder a permissão da Câmera ao Aplicativo:

Na sequência, será carregado a tela de Scanner, com os seguintes campos e funcionalidades:

  • Logo na parte superior, teremos a câmera ativa, este é o nosso Scanner, e estará pronto para ler códigos de barras.

  • Aqui, encontramos a opção de habilitar ou desabilitar o Registro Automático (entenderemos mais logo na sequência).

  • Abaixo, temos o campo de Quantidade, onde podemos inserir a quantidade que queremos inserir por Contagem. Por padrão, a Quantidade de contagem é 1, mas caso achar necessário é possível alterar para outros valores. Por exemplo: Basta alterar a Quantidade para 2, se estiver realizando a contagem de 2 em 2.

  • Na parte inferior da tela, temos o botão de Fechar, que retornará à tela inicial do Balanço Confronto, e automaticamente atualizará o Grid.

Registro Automático

O Registro Automático é uma opção para inserir a Contagem Automaticamente, sem a necessidade de confirmar se realmente deseja incluir a contagem ao balanço.

Com o Registro Automático desabilitado, ao escanear um código de barras, o aplicativo apresentará uma caixa de diálogo para confirmar a inserção.

Ao apertar em Inserir, a Contagem será registrada.

Porém, caso a opção de Registro Automático esteja habilitada, a caixa de diálogo não aparecerá, e não terá que confirmar o registro da contagem, ou seja, o Aplicativo vai registrar a contagem automaticamente.

Caso sucesso, o smartphone vibrará e também poderemos ver uma mensagem rápida na tela, informando que o registro foi inserido com sucesso.

Observação

Se realizarmos alguma contagem de forma errada, poderemos excluir o registro. Essa função vamos aprender mais a frente, na Tela de Histórico de Contagem.

Tela de Pesquisa por Código ou Nome

A tela de Pesquisa, é uma opção para efetuar a pesquisa de mercadorias pelo Código interno ou o nome da Mercadoria (referência ao Cadastro da Mercadoria). Por ela, também poderemos inserir as contagens ao Balanço Confronto.

A tela de Pesquisa é formada pelos seguintes campos:

  • No topo da tela, teremos o campo de entrada de Pesquisa, onde podemos digitar o Código interno ou inserir o Nome completo, ou parte do nome para filtrar as mercadorias.

    Para realizar a pesquisa, após digitar o filtro que deseja realizar, basta pressionar o botão “OK” do teclado do próprio smartphone.

  • As mercadorias serão listadas automaticamente no Grid de Mercadorias após realizar a pesquisa. Para selecionar uma das mercadorias, basta pressionar.

  • A opção de Registro Automático também está presente na tela de Pesquisa Mercadorias por Código ou Nome, permitindo a inserção de mercadorias automaticamente, sem a necessidade de confirmar a cada vez que apertar em Adicionar.

  • Logo abaixo, teremos o campo de Quantidade, que se refere à quantidade que será preenchida a cada Contagem. Por padrão, a quantidade é 1, porém, pode ser alterada caso queira fazer a contagem em quantidades maiores por vez.

  • Na parte inferior da tela, teremos os Botões de Ação, inclusive o Botão de Fechar, que fechará a tela de Pesquisa e retornará à tela inicial do Balanço Confronto. Atualizando o Grid de Contagem automaticamente

  • Ainda na parte inferior da tela, também temos o Botão de Adicionar, que ao pressionar, faremos a inserção da mercadoria selecionada ao Balanço Confronto.

Observação

Caso a opção de registro automático esteja habilitada, o aplicativo não solicitará a confirmação para inserir o registro e será inserido automaticamente.

Então podemos registrar as contagens pelas duas formas de pesquisa, tanto pela tela de código de barras quanto pela tela de pesquisa por código ou nome.

Após realizar a contagem, poderemos retornar à tela inicial do Balanço Confronto e poderemos observar as nossas contagens no Grid de Contagem.

Também podemos realizar a exclusão de registros, caso necessário.

Próximos passos no Balanço Confronto

Após registrarmos as contagens ao Balanço, ao retornar à tela de Balanço Confronto, automaticamente a Grid de Contagem será atualizada e os nossos registros estarão disponíveis para visualização:

Todas as contagens são agrupadas aos seus respectivos itens no Grid de Contagem.

Nos exemplos anteriores, adicionamos três registros da mercadoria 921 (ANADOR GTS 20ML - TESTADO) ao Balanço 768, e todos os registros foram agrupados, inclusive as suas quantidades de contagem foram somadas ao mesmo registro no Grid de Contagem.

Porém, caso seja necessário a exclusão de algum, ou alguns registros, individualmente, podemos acessar a Tela de Histórico de Contagem, e para isso basta pressionar o item no Grid de Contagem.

Tela de Histórico de Contagem

A tela de Histórico de Contagem é acessada pressionando algum dos itens do Grid de Contagem, na tela inicial do Balanço Confronto.

Pressionando o item, o aplicativo carregará a tela que terá os seguintes campos:

  • Na parte superior, temos as informações da mercadoria que estamos visualizando, como Código, o nome da mercadoria e o estoque atual.

  • Na parte central, temos o Grid de Histórico onde podemos visualizar todos os registros de contagens de forma individual, contendo as informações como Nome, Quantidade da Contagem e Horário quando foi registrada.

    Além disso, pressionando um ou mais registros, podemos Marcá-los para Exclusão, conforme abaixo:

    Pressionando novamente sobre o registro já marcado, removeremos a Marca de Exclusão.

  • Na parte inferior da tela, temos os Botões de Ação, inclusive o Botão Fechar, que fechará a tela de Histórico de Contagem e retornará à tela inicial do Balanço Confronto, atualizando o Grid de Contagem automaticamente.

  • Ainda na parte inferior, também temos o Botão Excluir, que ao pressionar, o aplicativo abrirá uma caixa de diálogo para confirmação da exclusão.

    Observação: Excluir os registros é uma ação permanente. Não é possível restaurar um registro excluído.

    Caso a exclusão seja um sucesso, será mostrado uma mensagem rápida logo em seguida, conforme abaixo:

Tela inicial do Scanner

Para acessar a Tela de Scanner, precisamos acessar a partir da Tela Principal, pressionando o seu respectivo Botão de Acesso, conforme abaixo:

A Tela de Scanner também foi reestruturada.

Sua função principal é escanear QR-Codes e anexar imagens ao Automatiza Retaguarda, em especial, anexar fotos na tela de venda, geralmente fotos de receitas.

  • Na parte superior da Tela, temos o botão para iniciar o Scanner.

  • Logo abaixo, temos os parâmetros de Imagem, que é configurável para aumentar ou reduzir a qualidade da imagem, caso necessário.

    Os parâmetros de qualidade de imagem são percentuais, tanto de tamanho quanto de qualidade, e a relação é referente a capacidade da câmera do smartphone.

    Valor mínimo: 10
    Valor máximo: 100

    Observação: Aumentar a Qualidade ou o Tamanho sensibiliza no tempo para anexar a foto ao Automatiza Retaguarda, podendo levar mais tempo para finalizar o processo.

    Porém, não há restrições. Sempre que necessário, sinta-se livre para aumentar a qualidade ou o tamanho nos Parâmetros da Imagem.

  • Ao habilitar a opção de Padrão o aplicativo restaurará os valores parametrizados como padrão.

  • Na parte inferior da tela inicial do Scanner, temos um botão para Salvar os Parâmetros de Imagem. Quando efetuar alguma alteração nos valores, você poderá salvá-los.

Scanner

Para habilitar o Scanner, precisamos primeiramente pressionar o botão na tela Inicial do Scanner, isso carregará a câmera e iniciará o modo de escaneamento.

Com o Scanner ativo, podemos escanear o QR-Code do Automatiza Retaguarda:

(imagens do celular)

  • Ao escanear o QR-Code, o Aplicativo abrirá a Câmera do próprio smartphone. Tire a foto.

  • Repetir: Ao pressionar o botão Repetir, vamos poder tirar uma nova foto.

  • OK: Ao pressionar em OK, o Aplicativo vai anexar a foto que tirou ao Automatiza Retaguarda.