API Vuupt
Sobre
A Vuupt é uma solução completa, abrangendo os três estágios cruciais da distribuição final: planejamento, execução e análise pós-operacional. Por meio de um algoritmo de roteamento avançado e tecnologias de ponta em serviços remotos, a Vuupt proporciona benefícios tangíveis para o seu negócio, incluindo otimização de rotas e equipes, economia de combustível e veículos, rastreamento e registro histórico de deslocamentos da frota, além do controle das jornadas dos agentes.
Para melhor compreensão, a própria Vuupt possui um manual para configuração e utilização da ferramenta, pelo site da Documentação API Vuupt
Como Habilitar
- Para iniciar a utilização do Vuupt, inicialmente é necessário habilitá-lo na tela de Cadastro de Filial, na aba Integrações:
Configuração
- Para utilizar a ferramenta, inicialmente será necessário configurar o Vuupt. Como foi apresentado na tela de Cadastro de Filial, existem campos de credenciais que serão necessárias para funcionamento da ferramenta. Abaixo mostraremos como gerar estas chaves e realizar a configuração.
Geração Apikey Google Maps
Para iniciar a geração da Apikey do Google, acesse o site oficial do Google Cloud clicando aqui ou realizando a pesquisa no Google:
Ao entrar no site, realize o Login com sua conta Google.
Agora, será necessário criar um novo projeto no Cloud, seguindo os seguintes passos:
Clique em Selecione um projeto:
Na nova janela aberta, clique em Novo Projeto
Preencha o nome do projeto e clique em Criar
Com o projeto criado, selecione-o no site para prosseguir, clicando novamente em Selecione um projeto e selecionando o projeto que criou:
Após isso, será necessário realizar a ativação da API do Geocoding pelos seguintes passos:
Ao entrar no menu de APIs e Serviços, clique em Ativar APIs e Serviços:
Pesquise e selecione o Geocoding:
Clique em Ativar:
Neste momento será necessário criar uma conta de faturamento para terminar a geração do apikey. Preencha as informações necessárias e prossiga:
Lembrando que o Google disponibiliza um crédito gratuito de 200 dólares mensais para utilização da API, sendo que as chamadas de Geocoding custam 5 dólares a cada 1000 requisições, ou seja, é possível fazer até 40.000 requisições mensais somente para este método. É importante que você sempre monitore a utilização desta API junto à plataforma do Google Cloud Platform para evitar cobranças extras desnecessárias.
Finalizando as configurações de faturamento, uma nova janela irá abrir e nela irá conter a Chave API que precisamos para prosseguir. Copie-a e salve no sistema Automatiza, na tela de Cadastro - Filial, na aba Integrações:
Geração Credenciais Vuupt
Para começar será necessário realizar login na plataforma pelo site da Vuupt
Após realizar o login, vá em Configurações e logo em seguida em Integrações:
Nessa tela, no campo de Integrações configuradas, clique em configurar:
Por essa tela será necessário gerar o token, para isso, no campo de Tokens de Acesso Pessoal, clique em Gerar novo token:
Nomeie o token:
Com isso, o token será gerado:
Lembre-se de copiar o token e de preferência salvá-lo em um bloco de notas, pois ao fechar a tela abaixo, não será possível visualizá-lo novamente.
Com o token copiado e salvo, iremos adicioná-lo no campo Token/Senha no Cadastro - Filial dentro do Automatiza, logo em seguida clique em Salvar:
Configuração Agentes (Entregadores)
Para realizar o envio das entregas à plataforma, é necessário realizar a configuração no cadastro da filial.
Inicialmente deverá ser realizado o cadastro do entregador, ainda no site da Vuupt:
Preencha os campos do entregador e logo em seguida clique em Salvar:
Ao cadastrar, será necessário vincular o código Vuupt deste entregador no Cadastro de Funcionário dentro do Automatiza.
Primeiro iremos verificar o código do entregador na Vuupt, pelo caminho no site: Análise 🠊 Agentes
Com isso, será apresentado todos os agentes cadastrados e seus respectivos códigos:
Com o código em mãos, agora dentro do sistema Automatiza, entre na tela de Cadastro de Funcionário e selecione um funcionário atribuído como ENTREGADOR, após isso preencha o campo ID Agente Vuupt:
Após realizada esta configuração Vuupt no cadastro do funcionário, no momento da criação do serviço de entrega na Vuupt, o agente será atribuído automaticamente.
Fluxo de entregas integradas com a Vuupt
Ao gerar a venda do tipo tele entrega e preencher o endereço, o sistema realiza uma consulta ao provedor geográfico, no caso o Google Maps para obter as coordenadas geográficas do endereço.
Caso possua mais de uma correspondência para o endereço informado, o sistema irá apresentar as opções disponíveis para a escolha do usuário.
Ao selecionar o endereço desejado, uma mensagem irá aparecer na tela confirmando a seleção:
Caso o endereço seja selecionado incorretamente, o usuário poderá selecionar o endereço novamente ao pressionar F5 para atualizar as suas coordenadas:
Monitoramento das entregas
O monitoramento pode ser realizado na tela de Finalizar tele-entrega e na tela de Monitoramento de tele-entregas, ambos pelo campo Status Sincronização, como no exemplo abaixo:
Com o endereço selecionado, o sistema irá mostrar na sua tele-entrega que o serviço será realizado juntamente com a Vuupt (caso a integração esteja devidamente habilitada).
Ao criar uma tele-entrega, o Status de sincronização será apresentando como Pendente de envio a plataforma. Logo em seguida será enviado para a plataforma vuupt, juntamente com a atribuição de um entregador:
O envio será realizado a cada 10 segundos pelos serviços do Automatiza (SMS_Backup).
- Conforme a entrega for sendo realizada, o campo de Status sincronização irá atualizar automaticamente até que a entrega seja concluída.