Pular para o conteúdo principal

Integração Pedidos E-commerce - Banco de dados

Este documento tem como objetivo orientar a inserção de dados nas tabelas destinadas à integração de pedidos provenientes de plataformas de e-commerce e delivery. O processo de integração permite que pedidos realizados em diversas plataformas de e-commerce e delivery sejam inseridos no banco de dados permitindo o faturamento e emissão da nota fiscal do pedido.

Tabelas envolvidas:

  • pedido_ecommerce: Responsável por armazenar as informações gerais de cada pedido, como número do pedido, data de criação, status e cliente.
  • itens_pedido_ecommerce: Contém o detalhamento dos itens de cada pedido, como o produto adquirido, quantidade e preço unitário.
  • itens_pedido_ecommerce_pagamento: Registra as informações sobre os métodos de pagamento utilizados no pedido, incluindo valor pago, tipo de pagamento e status.
Aviso!

Os dados inseridos devem seguir uma abordagem transacional, ou seja, cada inserção deve garantir a consistência e a integridade do pedido em todas as tabelas envolvidas. Caso uma parte do processo falhe, todo o conjunto de dados relacionado ao pedido deve ser revertido para evitar registros incompletos.

Estrutura das Tabelas

Faça o download do arquivo Excel contendo a estrutura completa dos campos de cada tabela envolvida no processo através do link abaixo:

Download da Estrutura das Tabelas em Excel

Exemplo

Abaixo está um exemplo de SQL demonstrando a inserção de dados em todas as tabelas envolvidas, garantindo a integridade transacional.


BEGIN TRANSACTION;

INSERT INTO automatiza.pedido_ecommerce
SET
filiCodigo = automatiza.obter_filial_logada(),
peecParceiro = 'BOTVENDAS',
peecTransporte_Metodo = 'Retirada', #Transportadora
peecCanal = 'BOTVENDAS',
peecData_Cadastro = NOW(),
peecData_Atualizacao = NOW(),
peecUltimo_Evento = 'Confirmado',
peecCodigo_Ecommerce = '123',
peecValor_Total = 19.0,
peecValor_Frete = 1,
peecValor_Desconto = 2,

#Dados do cliente
Codigo_Cliente = 0,
peecNome_Cliente = 'CLIENTE TESTE',
peecTelefone_Cliente = '',
peecEmail_Cliente = '',
peecDocumento_Cliente = '47825447077',
peecData_Nascimento_Cliente = '1900-01-01',
peecInscricao_Estadual_Cliente = '',

#Dados Entrega
peecData_Entrega ='1900-01-01',
peecCep_Entrega = '39400115',
peecLogradouro_Entrega ='RUA SANTA MARIA 286',
peecNumero_Entrega = '286',
peecBairro_Entrega = 'TODOS OS SANTOS',
peecCidade_Entrega = 'MONTES CLAROS',
peecUF_Entrega = 'MG',
peecComplemento_Entrega = '',
peecReferencia_Entrega = '',
peecPagamento_Realizado = 1;


SET @Codigo_Pedido := last_insert_id();

INSERT INTO automatiza.itens_pedido_ecommerce
SET
Codigo_Pedido_Ecommerce = @Codigo_Pedido,
filiCodigo_Pedido_Ecommerce = automatiza.obter_filial_logada(),
itpeDescricao_Mercadoria = 'BALA DROPS FREEGELLS AZEDINHO MORANGO',
Codigo_Mercadoria = 26543,
itpeQuantidade = 2 ,
itpeValor = 10,
itpeTotalDesconto = 2;



INSERT INTO automatiza.itens_pedido_ecommerce_pagamento
SET
Codigo_Pedido_Ecommerce = @Codigo_Pedido,
filiCodigo_Pedido_Ecommerce = automatiza.obter_filial_logada(),
ipepPagamento_Realizado = 0,
ipepCodigo_Condicao_Pagamento = 2,
ipepForma_Pagamento = 'CARTAO',
ipepDescricao_Pagamento = 'CARTAO',
ipepValor_Total = 19,
ipepQuantidade_Parcelas_Pagamento = 1,
ipepNSU_Pagamento = '132456',
ipepBandeira_Pagamento = 'VISA',
ipepGateway_Pagamento = 'CIELO',
ipepCodigo_Transacao_Pagamento = '';


COMMIT;